segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Rap na escola



Na noite de 05 de Outubro passado o grupo de rap Raciocínio Tático fez o lançamento de seu cd “Veredito Categórico” diante de uma platéia de alunos na E. E. Luiza Gomes Lemos, dentro de um projeto jovem chamado “Voz de Quem Não Tem Voz”, cujo objetivo é levar mensagem de antidrogas e não à violência aos jovens.
O grupo é formado pelos jovens Rafael RT, Douglas e Alex, última formação do grupo que existe desde 2007 e que lançou o seu cd de forma independente, pois, segundo os integrantes do grupo, um ofício com pedido de parceria foi mandado à Casa de Cultura, mas que não receberam qualquer retorno. Portanto, a iniciativa de um cd independente foi a solução para que o objetivo de levar  uma mensagem de protesto contra os males da sociedade através das letras de suas músicas não se calasse.
Dentre as músicas constantes no cd “Veredito Categórico” o assassinado do jovem Pablo, amigo dos componentes do grupo, é citado como exemplo e manifesto contra à violência. A mensagem é forte e serve de alerta à sociedade e se encontra na música “Ruas de Luto”.
Rádios da cidade já estão tocando o trabalho do grupo, mas, segundo os mesmos, ainda há uma resistência a este tipo de música, no entanto, segue a opinião do grupo, quando se houve o rap como mensagem social, esse ritmo mostra o que pensa o jovem sobre a sociedade: “não se pode analisar um rap por algumas palavras, mas pelo todo que ela fala, e sempre há uma mensagem que se tira proveito. Claro que nem sempre a arte é usada de forma saudável, mas isso acontece em todos os tipos de arte e nem por isso o rap é pior que as outras”, conclui o grupo.
O projeto “Voz de Quem Não Tem Voz” abrange, além da música, palestras e distribuição de panfletos com mensagens sadias aos jovens.
Em breve, os CDs estarão à venda direta ou indiretamente com o grupo, que espera um apóio da sociedade comercial para a divulgação de seu trabalho.
São jovens falando aos jovens de forma que eles entendem.

 Jomar Alves

Um comentário:

Rafael RT disse...

Obrigado pelo apoio.

 
Visitantes adquiriram informação e conhecimento!