quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SIM, SIM... NÃO, NÃO...


Esse título não tem redundância, é parte de um texto bíblico que se encontra na íntegra em Mateus capítulo 5 versículos 33 a 37. Acho que muitos políticos deveriam seguir esse ensinamento do grande mestre Jesus Cristo. Porém, o conceito de ética e compromisso anda em queda livre não só no meio político como em grande parte da sociedade.
No caso da política, as promessas são para quatro novos anos... Quatro longos anos. E aí? Como fazer se o tempo está acabando e as promessas continuam nas gavetas? Não seria melhor não prometer?
É preciso primeiro entender o que é política, coisa que muita gente – e político – não sabe. Então cabe aqui uma explicação, um esclarecimento sobre o que é Política e o que é um Político.
O termo política é derivado do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou cidade... Ciência do governo de instituições relativas ao Estado; conjunto de regras relativas ao exercício de administração pública; arte ou habilidade de governar bem; conjunto de objetivos que orientam a administração de um governo (plataforma); conjunto de objetivos que orientam a execução... Essas definições de Política se encontram em dicionários comuns. Mas o que vem mesmo a ser, na pratica Política?
Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética, que se preocupa com a felicidade individual do homem na poli= cidades, e na política propriamente dita que se preocupa com a felicidade coletiva.
Como podemos ver, a essência da Política é governar para que toda a polis, cidade, se sinta bem, feliz com o que tem e com o que recebe. Não tão simples como sentar em uma cadeira e achar que tem o poder. Poder só serve para a infelicidade própria e coletiva, no caso aqui da polis. E como isso é possível? É possível com os políticos que sabem o que é ser um Político verdadeiro. Então vamos entender o que ser Político.
Definição de Político: um Político é um indivíduo ativo na política de um grupo social. Pode ser formalmente reconhecido como membro ativo de um governo, ou uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade é governada por meio de conhecimentos sobre poder político e dinâmica de grupo. Essa definição inclui pessoas que estão em cargos de decisão no governo, e pessoas que almejam esses cargos tanto por eleição, quanto por indicação, fraude eleitoral, hereditariedade, etc.
Se um Político é uma pessoa engajada na Política, conclui-se que o objetivo do Político é levar a satisfação a toda polis, sem visar benefício próprio ou em defesa de causa própria.
Um prefeito e vários vereadores são eleitos democraticamente, isso quer dizer que o povo de uma cidade, na sua maioria, elegeu alguém que lhe traga felicidade, conforto, realizações coletivas.
 E agora senhor prefeito? E agora senhores e senhoras vereadores e vereadoras? O que vai ser de nós, pobres mortais que confiamos em suas mãos o poder de governar uma cidade, uma polis? Vocês têm dois caminhos somente: governar seguindo a raiz da verdadeira política aristotélica e levar a felicidade a toda polis, ou deixar que os derrotados se vangloriem dizendo que “se fosse eu não teria acontecido isso ou aquilo”, ou seja, dar a vitória para os derrotados.
A razão para tanta repetição do termo polis é que a intenção é deixar claro, bem claro que na  Política e no Político não cabe o conceito “eu”, mas “todos”.
Obras que aparecem podem trazer uma falsa impressão de que algo bom está sendo feito, porém são aquelas obras que poucos vêm é que são importantes. Pois de nada adianta ruas bonitas ou prédios pintados e reinaugurados se o povo não tem educação digna, não tem saúde garantida, professores valendo menos que merecem e estudantes recebendo pouco porque é o que tem dentro de condições educacionais obsoletas. Onde estão as promessas de educação e saúde gritadas aos quatro ventos nas campanhas de outrora? Pois é.
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. (Mateus 5: 37)

Nenhum comentário:

 
Visitantes adquiriram informação e conhecimento!