sábado, 2 de outubro de 2010

Amizade


Feliz daqueles que podem dizer, eu tenho uma amizade verdadeira, tenho um amigo ou uma amiga com quem posso contar em qualquer momento, esse é um dos maiores tesouros que podemos conquistar ao longo de nossa vida.
“Amizade Verdadeira é quando nunca estamos cansados para ouvir; é quando existe um carinho todo especial; é quando ficamos preocupados com coisas que achamos que estão erradas; é quando o amigo se faz presente até nas horas em que achamos que não são precisas; é quando existe cumplicidade; é quando temos plena confiança; é quando tentamos abrir os olhos do amigo; é quando julgamos que esteja fazendo coisa errada não abandonamos.
Enfim, amizade é um bem muito precioso que precisamos conservar sempre, mesmo com todas as dificuldades que a amizade possa oferecer.
Amigos são pessoas muito importantes em nossas vidas, que temos que ter e saber sempre. (Cecília Antunes)”
Ter amigos é muito mais que ter alguém por perto, concordando com tudo o que fazemos ou deixamos de fazer. Ter amigos é saber que podemos contar com tais pessoas para rir e chorar conosco, dividir dores e alegrias. É saber que temos alguém que nos estenda a mão e que está pronto para nos puxar a orelha na hora certa. Amigos brigam e choram porque brigaram, mas nunca precisam pedir desculpa por tais ações, pois sabem que tudo é por amizade sincera um ao outro.
Esse sentimento que anda tão distante das pessoas pode salvar uma sociedade que tanto necessita de uma cumplicidade limpa e honesta, encontrada só entre amigos. A nossa sociedade é muito egoísta. Cada pessoa tenta ver o seu próprio argumento e acha que sempre está certo. Será? Onde está então o lado humano que os filósofos afirmam que o ser humano é falho?
Errar é humano. Nesse caso só não atira a primeira pedra quem é amigo mesmo. Só o amigo vai chegar perto e ajudar a corrigir o erro se for possível, se não, estará com a mão estendida para ajudar a levantar. Achar que não é possível ter amizade sincera é sinal de egoísmo, de egocentrismo. Seja entre pessoas que se encontram nas ruas, ou no trabalho, em qualquer lugar, é preciso estar abertos a uma amizade que começa com um coleguismo e logo se transforma em algo mágico chamado amizade. Nunca saberemos se deixamos ou não de ter uma verdadeira amizade se não estivermos abertos a novas experiências. Essa é a dificuldade da sociedade atual: confiar, acreditar.
Ao cruzar com alguém na rua pelas manhãs, dê um sorriso e diga “bom dia”. Se a pessoa retribuir então saiba que você fez a diferença para aquela pessoa. Não custa sorrir para as pessoas. Não custa responder a um “bom dia”. Não dói fazer amigos.
Assim nasce uma amizade.
Aos meus jovens e professores das Escolas Estaduais Américo Dias, do Polivalente, do Luiza Gomes, Maria Umbelina, Olímpia de Brito e da E. M. Celso Banda, dedico a minha amizade. Ter amigos é bom demais.

Nenhum comentário:

 
Visitantes adquiriram informação e conhecimento!