quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aqui



Aqui é onde estou e vou permanecer.
Aí é onde você está e não quer sair.
Acolá é onde podemos nos encontrar. Se você for!
Aqui e aí são lugares distantes, não convergentes, como sol e lua. Encontram-se, mas não está no mesmo espaço. A física não permite dois corpos ocuparem o mesmo espaço. Por mais que os amantes afirmam que os dois são uma só carne.
Aí é onde mora a distancia e a saudade.
Aqui é onde mora a esperança.
Quem está que está aqui não pode estar aí fisicamente. A saudade conduz e faz presença em sentimento. É como se os corpos se tocassem e, contrariando a física, se fundissem em longo abraço e beijo.
Não. Não pode quem está aí imaginar o que se passa aqui quando não há possibilidade de o acolá chegar mais perto.
Dia e noite.
Preto e branco.
Leite e café.
Juntos e separados.
Tão próximos e tão distantes.
Amor e ódio.
Côncavo e convexo.
Eu e você.
Aqui toca uma música que me leva ao céu na certeza de que vou enxergar além da distância e decifrar onde fica o aí. Mesmo que as nuvens insistam em desfilar prazerosamente em minha frente e o sol ofusque minha vista, vencerei as montanhas para chegar aí. Nada impedirá que o aí se funde com o aqui.
Aqui e aí. Duas palavras tão pequenas que mensuram o quanto fica longe a saudade. O quanto é difícil entender porque existe a distância.
Quisera não existir o aí.
Quisera estar aí.
Quisera... Quisera!
Quisera tanta coisa e não quisera nada.
O que adianta?
O aí e o aqui existem e vão continuar a existir.
Ensina-me o caminho.
Conduza-me ao aí.
Ou conduzo-te ao aqui.
Resta o acolá. Vamos romper as leis da física e ocupar nossos espaços.
Aqui é onde estou e vou permanecer.
Aí é onde você está e não quer sair.

sábado, 2 de outubro de 2010

Amizade


Feliz daqueles que podem dizer, eu tenho uma amizade verdadeira, tenho um amigo ou uma amiga com quem posso contar em qualquer momento, esse é um dos maiores tesouros que podemos conquistar ao longo de nossa vida.
“Amizade Verdadeira é quando nunca estamos cansados para ouvir; é quando existe um carinho todo especial; é quando ficamos preocupados com coisas que achamos que estão erradas; é quando o amigo se faz presente até nas horas em que achamos que não são precisas; é quando existe cumplicidade; é quando temos plena confiança; é quando tentamos abrir os olhos do amigo; é quando julgamos que esteja fazendo coisa errada não abandonamos.
Enfim, amizade é um bem muito precioso que precisamos conservar sempre, mesmo com todas as dificuldades que a amizade possa oferecer.
Amigos são pessoas muito importantes em nossas vidas, que temos que ter e saber sempre. (Cecília Antunes)”
Ter amigos é muito mais que ter alguém por perto, concordando com tudo o que fazemos ou deixamos de fazer. Ter amigos é saber que podemos contar com tais pessoas para rir e chorar conosco, dividir dores e alegrias. É saber que temos alguém que nos estenda a mão e que está pronto para nos puxar a orelha na hora certa. Amigos brigam e choram porque brigaram, mas nunca precisam pedir desculpa por tais ações, pois sabem que tudo é por amizade sincera um ao outro.
Esse sentimento que anda tão distante das pessoas pode salvar uma sociedade que tanto necessita de uma cumplicidade limpa e honesta, encontrada só entre amigos. A nossa sociedade é muito egoísta. Cada pessoa tenta ver o seu próprio argumento e acha que sempre está certo. Será? Onde está então o lado humano que os filósofos afirmam que o ser humano é falho?
Errar é humano. Nesse caso só não atira a primeira pedra quem é amigo mesmo. Só o amigo vai chegar perto e ajudar a corrigir o erro se for possível, se não, estará com a mão estendida para ajudar a levantar. Achar que não é possível ter amizade sincera é sinal de egoísmo, de egocentrismo. Seja entre pessoas que se encontram nas ruas, ou no trabalho, em qualquer lugar, é preciso estar abertos a uma amizade que começa com um coleguismo e logo se transforma em algo mágico chamado amizade. Nunca saberemos se deixamos ou não de ter uma verdadeira amizade se não estivermos abertos a novas experiências. Essa é a dificuldade da sociedade atual: confiar, acreditar.
Ao cruzar com alguém na rua pelas manhãs, dê um sorriso e diga “bom dia”. Se a pessoa retribuir então saiba que você fez a diferença para aquela pessoa. Não custa sorrir para as pessoas. Não custa responder a um “bom dia”. Não dói fazer amigos.
Assim nasce uma amizade.
Aos meus jovens e professores das Escolas Estaduais Américo Dias, do Polivalente, do Luiza Gomes, Maria Umbelina, Olímpia de Brito e da E. M. Celso Banda, dedico a minha amizade. Ter amigos é bom demais.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Amor (revisado e corrigido

Caro leitor.
Devido esta crônica ter sido escrita em momento de extrema emoção, alguns erros foram cometidos e notados. Por esse motivo, reedito e novamente coloco à disposição.
Obrigado pela compreensão e muito obrigado aos que me apontaram os erros.
Boa leitura.


Amor


Ah! O amor!
Por séculos e mais séculos tenta-se explicar o amor. Quando mais é tentado, mais se descobre que o amor não tem explicação.
É simples e ao mesmo tempo complicado.
Destrói o que ele mesmo constroi. E depois reconstrói.
Corrói, machuca, dilacera o coração dos românticos. É condenado, absolvido. Odiado e amado.
Isso é o amor.
Como explicar o que se sente por uma pessoa que mal passa em nossas vidas e nos arrasta para loucuras que não têm medidas? Que nos leva às alturas e depois nos solta sem pára-quedas? Em queda livre, nas asas da desilusão. Seguros pelo amor.
Isso se chama amor.
Não pede licença. Entra sem bater. Toma conta e se apodera de tudo e todos. Ocupa espaços onde menos imaginávamos existir. Não há frio. Não há calor. Não há distância. Mas há saudade. Um beijo, um afago, um olhar. Qualquer coisa serve para lhe dizer: Eu te amo!
Isso é o amor.
Que o amor seja eterno enquanto dure! Vinicius que me perdoe. Que o amor seja eterno enquanto você existir, meu amor!
Isso é o amor.
Não se explica. Se sente.
Não fala. Não ouve. Mas traduz tudo, tudo, tudo!
Isso é o amor.
Como explicar um sentimento que nos leva a nos aproximarmos de uma pessoa que tomará nosso espaço, nossa atenção? Com quem escreveremos um capitulo de nossas vidas, que jamais será apagado e que será eternizado sem qualquer mudança?
Não se explica porque simplesmente isso é o amor.
Que venha esse bichinho esquisito contaminado de sensações adversas e gostosas. Quero sentir e fazer você sentir que as nuvens estão aos nossos pés e as estrelas em nossas mãos. A noite nos aguarda e quero saber, sentir que jamais passará. Que seja eterna como o amor enquanto você existir nos meus braços, no meu olhar, no meu viver!
Isso é o amor.
Não tente explicar o amor. Não tente lutar contra o amor. Não tente modificar o amor. Pois ele, o amor, é inexplicável, invencível e imutável.
Isso é o amor.
Alguém, um dia, em um lugar, em um momento, no tempo certo chegará a você como chegou para mim e para muitos outros eternos românticos amados e amantes. O amor não avisa. Ataca.
Isso é o amor.
Filósofos tentaram e vão continuar tentando explicar o amor. Em vão.
A ciência jamais chegará perto do que pode ser essa sensação arrebatadora.
Porque isso simplesmente é o amor.
Intocável.
Luar, campo, paisagens ou mesmo entre quatro paredes. O que importa é que o amor está no ar para ser aspirado com sua bactéria contagiante.
 Jogar-te-á na cama se não correspondido. Será dolorido e jurará que jamais se entregará para essa febre chamada amor. Podes jurar, mas nunca digas nunca. Porque isso é o amor.
Vai. Aproveite esse momento. Eternize esse instante. Seja feliz enquanto ame. Grite, chore, ria, corra, ande, faça tudo por esse amor. Não deixe que passe segundos de vida sem sentir o que é o amor. Não espere. Não chame. Receba. Doe-se. Se entregue. Ame e será amado.
Isso é o amor.
Diga eu te amo sem medo de ser feliz. Sem hipocrisia. Com sentimento. Do fundo do seu coração. Deixe a razão de lado e embarque nas asas da emoção. Porque o amor não tem explicação. Às vezes é até irracional. Como não tem ridículo para o que ama.
Isso é o amor.
Não precisa dar satisfação. Nem desculpas para amar.
Isso simples e puramente é o amor!
Minha linda Cy, eu te amo!

Professor


Professor

Buscando um ideal,
Transmite o que aprende,
Vence barreiras sem igual,
Mas não se arrepende.

Preocupado em ensinar,
Leva o aluno ao saber,
Problema irá encontrar,
Seu objetivo é resolver.

Às vezes a família é preterida,
Para cumprir metas estabelecidas,
Sem esquecer o amor familiar,
Muita força tem de encontrar.

Sejam crianças ou adolescentes,
Os alunos a quem deva ensinar,
A dedicação se faz presente,
Para personalidades modelar.

Por alguns, pouco reconhecido,
Cumpre seu dever com responsabilidade,
Tem glória, embora lenta,
De encontrar educandos formados.

Recebe melhor recompensa,
Sorrisos que nem esperava,
É o retorno ao que ensinava,
Ver seus alunos realizados.
                                                         (Extraído)

Nós, alunos do 9º ano 3 da E. E. Maria Umbelina em Cambuquira, agradecemos pela sua passagem aqui na nossa escola.
Muito obrigado!

Eu, professor, é que agradeço por saber que fiz o meu trabalho de forma condizente ao esperado por vocês. Por mais que o professor não seja reconhecido pelos políticos, o que vocês acabam de fazer é o que me move a continuar ser professor.
Obrigado meus filhos!
Do eterno amigo:

Prof. Jomar Alves

 
Visitantes adquiriram informação e conhecimento!