sexta-feira, 25 de junho de 2010

NA TELINHA DA TV

A banalização dos programas de tv se mostra cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. O que anda entrando em nosso lar pela telinha mágica de nossas televisões é de causar assombro, chegando à raia do nauseante principalmente aos domingos.
Olhando pelo prisma fundamentalista de algumas religiões que condenam seus membros que assistem à televisão, veremos que, em certos pontos, eles têm razão. É difícil, mas não impossível, encontrar programação em que não faça apologia à violência, depravação, desmoralização do caráter e/ou sadomasoquismo. Até mesmo a programação tida como infanto-juvenil está carregada de violência, de trupes com super-poderes que sangram até a morte ou cometem todo tipo de covardia com seus rivais.
É de assombrar o quanto de audiência que programas como Pânico Na Tv (RedeTv) tem no domingo à noite com quadros bisonhos cheio de covardias, sadismo e masoquismo sem o mínimo de conteúdo para qualquer tipo de cultura, chega ser ridículo e patético o programa. Mesmo assim é a grande concorrência do Fantástico (Globo), tudo bem que o Fantástico não seja mais “o Fantástico”, mas ainda é informativo cultural. O Gugu Liberato com seu fim de tarde repleto de favores é ótimo, no entanto tem partes que favorecem a pessoas que nem sempre precisam, principalmente quando resolve decorar quartos de crianças que moram em condomínio fechado, em casas com carros na garagem, cujo quarto é uma verdadeira suíte. Será que ele anda vendo as crianças de Santa Catarina dormirem em papelões no chão tremendo de frio? O que não dizer das pegadinhas do Silvio Santos onde a mais engraçada é aquela que usa de covardia com as pessoas, muitas vezes idosos? O Faustão se esbalda balançando a pança quando em suas vídeo-cassetadas, alguém cai não se importando se a pessoa pode ou poderia ter um acidente sério, é o puro sadismo em pessoa.
Já passou da hora de selecionar o que entra em nosso lar. Não dá para aceitar que programas como esses, vazios de entretenimento saudável ou que em nada sirva de engrandecimento para o conhecimento continuem a influenciar os jovens. A MTV tem programação em que mostra claramente personagens se embebedando ou cheirando cocaína. É um absurdo. Ainda bem que Rede Tv e MTV são canais que precisam de antena parabólica para captação, assim ameniza, não muito, o problema. Não estou aqui sendo favorável à censura na tv, apenas afirmo que podemos escolher o que vemos e é melhor pensar no que ganho do que perder o meu tempo com programação fútil.
Pais vejam o que seus filhos estão vendo. É com a audiência que os programas continuam ou não, quando não há audiência o programa é obrigado a trocar seu conteúdo para captar mais audiência ou são tirados do ar. Pensem nisso senhores pais. Ainda tem programa que vale a pena assistir. Para quem tem parabólica então as opções são varias: Tv Escola, Aparecida, Vida, Record, etc.

Nenhum comentário:

 
Visitantes adquiriram informação e conhecimento!