sábado, 17 de março de 2012

Opinião



Nilmário Miranda em Três Corações, MG

"A evolução dos direitos humanos no Brasil".

Estive em seu pressuposto debate em Três Corações, MG, nesta sexta-feira dia 16/03/2012. Obtive uma excelente aula de História do Brasil que muito me valerá em sala de aulas, o que agradeço sendo eu professor de História. Porém não vi nenhum debate, nem sobre sua fala ou sobre as perguntas feitas, inclusive por mim, o que realmente lamento, pois tudo o que vi e ouvi foram respostas politicamente corretas sem aprofundamento ou direito a tréplica, o que inviabiliza um debate. Acho que está profundamente informado sobre carceragens, encarcerados e seus direitos, mas do direito geral deixa muito a desejar. Defender a dignidade de quem está preso é, sim, necessário, mas e a dignidade de estudantes que não têm sequer onde sentar ou de professores por esse Brasil afora que precisam pagar do próprio bolso o material de trabalho, tais como papel, impressão ou xerox?
Países pelo mundo todo oferecem estudos como soluções para a violência urbana e muitos outros paises transferem para os familiares a responsabilidade de sustentabilidade dos parentes presos, assim mantêm suas carceragens a níveis muito, muito mesmo, mais baixo que o Brasil, visto como um dos países mais violentos do mundo.
Como se diz em minha cidade, “sentou na curva”, “arregou”, “deu prá trás”, “amarelou” quando perguntado sobre a violência cometida por policiais, inclusive em Três Corações com prisões arbitrárias e busca e apreensão sem mandatos. Tudo o que o interlocutor queria era orientações de como proceder ou a quem procurar. É compreensível essa atitude, afinal o coronel da PM estava sentado bem ao seu lado e na porta da Câmara havia uma viatura da PM lhe fornecendo segurança.
Pense bem antes de se lançar a um cargo público, pois o povo precisa de justiça e não de justiceiros. Dignidade é para todos e não só para alguns que nunca respeitaram a dignidade dos outros.

             Prof. Jomar Alves
 
Visitantes adquiriram informação e conhecimento!